quarta-feira, agosto 09, 2006

Responsabilidade Social e Cidadania

Essas duas palavras acima foram tão usadas em vão, que perderam o sentido. Pelo menos o sentido que tem valor. Nós precisamos compartilhar com nossas famílias, amigos, vizinhos, colegas de trabalho etc. o significado original disso tudo.

Porque nós todos somos os verdadeiros responsáveis pelo o que aconteceu com o Arthur.

Por que se eu, você, cada um de nós fôssemos socialmente responsáveis pra valer, se exercêssemos nosso papel de cidadão, coibiríamos a corrupção, o coronelismo, o clientelismo, o lance de transformar o que é publico em privado.

Assim, provavelmente teríamos mais oportunidades, qualidade de vida e, com isso, corações mais tranquilos, tanto para não cometer violência, como para não ser vítima dela. Enfim, mais segurança.

Repito: nós todos somos os verdadeiros responsáveis pelo o que aconteceu com o Arthur.

Por isso e por tudo mais que nos fez publicar o blog e cada post, resolvemos abrir uma exceção nesse blog. Eu e Helô, vínhamos apenas publicando informações. Deixávamos nossas opiniões para o link "Deixe seu recado!".

Mas como o último comentário da Helô, a respeito do último "Mais da mídia" que publicamos, traduz tão bem o que estamos sentindo e como entendemos que esse sentimento é coletivo e relevante, o trouxemos para cá:

Buraco Fundo

Segundo o jornal ainda não foi levantado nenhum suspeito. Também pudera, as tão festejadas (quanto caras) câmeras da cidade estavam desligadas; não havia nenhum policial fazendo a guarda do batalhão (nunca há, correto?); não havia ronda por ali (havia em algum lugar? se não havia ali, já imaginou em
Jundiapeba?)


Aliás, heeellllooooooo!!!Sugestões de pauta grátis ;)

Desse jeito não podem achar nenhum suspeito mesmo. A gente também sabe que onde Arthur estava não havia treta nenhuma, que estava entre amigos celebrando mais uma tão esperada sexta-feira. A
gente sabe também que quem o socorreu tratou de SALVAR a vida do nosso amigo; a gente sabe também que estão apertando quem mais ajudou. O que é isso? Querem mostrar serviço? Isso não é um seriado "Without a trace" ou "CSI", aliás se fosse talvez o processo já estivesse láá na frente e esses apertões desnecessários não tivessem ocorrido. pelo menos sem forçar tanto a barra.Vini bem disse em um comentário anterior, que até o governador Cláudio "Limbo" tem razão quando aponta que quando a água bate na bunda da elite branca dos "Jardins" as coisas começam a acontecer.


Allloooouuuuuu de novo!

Acontece que Arthur é classe média. Acontece que Mogi das Cruzes é PERIFERIA. Apenas um caminho (feio, segundo muitos amigos de SP) que leva ao oásis de Maresias. Let´s face it. Quando meu prefeito em São Paulo não quer que os caras atormentem por aqui ele manda logo os mendigos e vagabundos tomarem o suburbão...e believe me eles não sabem a diferença entre a Estância e a Divinéia...

mas

Se a gente quer Mogi bucólica, linda que é sim senhores(com as Serras que tbem desaparecem a cada dia apesar das APAs e estudos do impacto ambiental e impacto social de N projetos), com cheiro de
café torrado, com jeitão de interior mesmo a apenas 60 km de Gotham City...então...


A gente tem de fazer com que ela seja assim, e seja respeitada por isso.

Porém, meus queridos, não é com tráfico de influências, corrupção, coronelismo que isso vai acontecer.

Fiquem atentos! a palavra da vez na cidade é RESPONSABILIDADE SOCIAL! Trabalho com isso há 10 anos ou mais, e é uma luta viu? Fazer com que a coisa não seja ASSISTENCIALISTA, do tipo ASPIRINA contra cancer, a.k.a. PERFUMARIA!

Aliás de novo e sempre, para onde foi a grana (compulsória!!!) da Queirós Galvão pelo impacto à duplicação da rodovia que devia ir para projetos sócio-ambientais da região? Quanto $$$ é depositado no fundo da Infância e Adolescência, quem faz parte do CMDCA, e quem sabe ao menos sabe do que se trata isso tudo?!?!?

Ééééé. O que isso será que tem a ver com Arthur? Pensemos bem. Helena que sou, puxo o fio do novelo, e vejo que ele é bem loooongo...

A história que começou sexta-feira com Arthur, não começou sexta, nem vai terminar no esquecimento como fizeram com o caso do menino argentino que foi espancado por filho de gente importante, nem tampouco como o caso dos meninos empurrados do trem por "skinheads"...

Vamos um pouco mais fundo?

Os maiores interessados na solução deste episódio somos todos nós, e não só porque somos amigos do ARTHUR querido, mas porque somos cidadãos, pagamos impostos, votamos POR DEVER (é verdade), mas sobretudo porque TEMOS DIREITOS.

DIREITOS, ENTENDERAM? NÃO ESTOU FALANDO DE FAVOR ALGUM!

Comments:
posso pedir q publiquem este desabafo, acho importantissimo LU
 
É isso aí Vini...A gente é responsável por tudo isso, a medida em que permitimos todas as mazelas e sujeiras sem mover uma palha... sempre fazemos de conta que não temos nada a ver com o "limbo", preferimos colocar a culpa nos "grandiosos" e a verdade é que cada povo tem o governo que merece, a verdade é que estamos atrasados há 500 anos e temos, desde sempre, nos mostrados desinteressados em atitudes concretas. No entanto, agora, que sentimos o desfalque no nosso jardim, tomemos nós o hábito de exigir respostas, respeito e honestidade. Resposta para o que aconteceu com o Arthur, nosso querido, resposta para a falta de segurança, e para o descaso do tenente é um direito que temos, e exigir tudo isso é merecer o título de "cidadão"... não percamos esta chance, não percamos esse desejo de respostas, justiça Nunca mais!

Obrigada pelo post, Vini.
Vamos continuar nessa luta, vamos pressionar o poder público, alguém precisa começar. Obrigada, meu amigo!

Beijos!!!
 
aliás, dei crédito a pessoa certa? rs...Este post que poderia ser de todos nós,foi escrito por Vini ou Helô?

De qq forma, Helô...Obrigada a vc tbém, viu? Vc sabe que eu amo vc desde sempre, né? mas ultimamente tenho te amado mais e mais e mais. Pode pegar carona, Vini!

Beijos!!!
 
nossa, tirei meu chapéu e aplaudi, acho q todos devemos ter essa consciencia e preocupação.

uma coisa q sempre achei um absurdo aqui eh votar por "obrigação", ser um dos paises q mais paga imposto no mundo e ter um feedback tão porco.

o q eh preciso eh resolver os problemas da sociedade com ações, e não com uma notinha...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?